terça-feira, abril 29

A.O.A....


Hoje vou falar de uma nova Associação que está a implementada em Portugal à muitos anos, e que tem cada vez mais adeptos. Este grupo de pessoas aumenta exponencialmente, quase ao ritmo da abertura de lojas chinesas. Falo da A.O.A (Associação de Observadores de Acidentes). Com a quantidade de carros nas estradas a aumentar e o consequente aumento de sinistralidade, esta Associação ganha novos adeptos todos os dias, alguns deles fanáticos, bem ao estilo dos "Tifffosi" mais fulgorosos.

Penso que esta paixão de observar acidentes por parte de tantos portugueses, só prova como somos um povo acolhedor e solidário. Constato que existem muitos portugueses com veia jornalística, que usando os seus dotes, abrandam a velocidade para observar todos os pormenores dos acidentes, chegando muitas vezes a parar os carros e a tirar fotografias. Deste modo nada lhes escapa. Sim, porque um bom jornalista anda sempre de máquina fotográfica ou telemóvel à mão para estas ocasiões.

Os membros desta associação, são difíceis de identificar, mas podem estar ao virar da esquina. Muitos deles identificam-se pelo colete reflector colocado no banco do condutor, de modo a poderem fazer uma "reportagem" no meio da estrada a qualquer momento. É uma imagem de marca destes adeptos fervorosos. Estas coisas não se prevêm, e como tal, mais vale prevenir. Estão sempre prontos a contemplar mais um acidente, e fazer o próprio relatório com a conclusão muito própria do acontecimento. É típico nestes portugueses darem palpites sobre como aconteceu, como poderia não ter acontecido, e como poderá voltar a acontecer.

Claro que estes abrandamentos e estas paragens, provocam imensas filas, algumas de quilómetros, mas isso é o menos importante. Importante mesmo, é podermos perceber como tudo aconteceu, e quem é o culpado do quê. Os pós-acidentes provocados por estas reportagens repentinas dos membros desta Associação, são meros ossos do oficío, e com os quais temos que saber lidar da melhor forma. Além do mais temos que compreender que estão em "serviço". Curioso ou talvez não, é que normalmente as filas maiores numa via rápida ou numa auto-estrada, são em sentido contrário. São filas provocadas por "jornalistas" que tiveram a infelicidade de estar em sentido contrário ao acidente, e não conseguem visualizar ao pormenor todos os acontecimentos.

A nós que vamos atrasados para trabalhar ou para onde quer que seja só no resta ter paciência e compreender que está muita gente de serviço no local. Buzinar ou insultar de nada nos serve, aliás nem nos ficaria bem. Devemos sorrir e saudar este povo amável, sempre pronto a ajudar. Se não estamos com disposição para isso, só nos resta rezar e pedir a Deus que nunca haja uma acidente nos momentos em que estamos atrasados, ou nos momentos em que simplesmente não temos paciência para estar horas a fio numa fila interminável...

Se tens mais de 18 anos, carta de condução, gostas de contemplar a desgraça alheia e tens um gosto terrível por "cuscovelhice", então poderás fazer parte desta Associação de Observadores de Acidentes desde já. A Associação oferece a todos os novos inscritos um colete reflector com o logo A.O.A. inscrito nas costas.

Não percas tempo...

1 comentário:

Anónimo disse...

lol :-)))))) tiveste piada!!!
beijo, beijinhos