terça-feira, abril 8

Cansados da Indignação...


Por mais que tentemos evitar, passamos os dias neste país a indignarmo-nos. Há coisas que não conseguimos evitar, que nos transcendem, e que nos incomodam solenemente.
Num país como este arranjar vários exemplos disso mesmo, torna-se uma tarefa bastante facilitada à partida.
Basta-nos sair de carro pela manhã para ir trabalhar, muitas vezes em cima da hora, e ter que encarar personagens de outro planeta no trânsito, que julgam que conduzem naves espaciais. Por mais que vamos tranquilos, a ouvir a nossa música favorita, não conseguimos ficar indiferentes perante tais anormalidades. E pior de tudo, é que de todas as vezes, esses seres ainda se julgam donos e senhores da razão. Sim, porque pedir desculpa e agradecer, são duas tarefas árduas para pedir ao típico português. As coisas acontecem, porque têm que acontecer, e esse tipo de coisas não existem.

Quem já não ficou horas a fio na urgência de um hospital, muitas vezes com algumas dores, sem poder falar com ninguém, sem ninguém nos perguntar se estamos bem e ainda nos fazerem sentir que não deviamos estar ali? Parece-me algo comum a todos os seres. E se há coisa que não há pachorra, é ver que se vai brincando com a saúde em Portugal, e a culpa não é dos profissionais de saúde, porque esses acabam por não ter culpa de nada e tentam ser sempre profissionais. Acredito que sejam factores que os ultrapassem, e que seja um problema de raíz.

Já foram assaltados e perceberam que a justiça em Portugal não existe? Que não há meios para nada e que ficamos sempre com o prejuízo de algo que nos tenham feito? A nós ou aos nosso bens? O sentimento geral que a justiça em Portugal não funciona é do senso comum.

Quem já não ficou horas a fio numa repartição de finanças ou numa segurança social? Sítios onde estão sempre milhares de pessoas, e se origina um clima propício de um espaço minúsculo com tanta gente. Parece-me claustrofóbico e saturante. A imagem é que transmite é que estamos no terceiro mundo. Ficamos sempre com a sensação de que ou tivemos muito azar e fomos num dia que toda a gente também se lembrou de ir, ou então, o filme de terror é diário, e agradecemos ter que só lá ir uma ou duas vezes por ano.

Parece-me óbvio, que por este ou aquele motivo, estamos a ficar cansados de nos indignar. Mas para isso existem os livros de reclamações, os tais livros amarelos, que nos permitem dar ênfase à nossa discórdia ou insatisfação. Se depois se torna inofensiva ou não, já nem sempre podemos saber. Vamos acreditar que sim.

Temos que reclamar, temos que exigir qualidade, temos que pedir honestidade...sempre que nos sentirmos injustiçados ou indignados. O típico português reclama de tudo, e por norma não faz nada para não ter que se chatear. Pior de tudo, nem sequer vota nas eleições, por comodismo, mas culpabiliza os políticos de tudo o que sucede neste país.

Vamos mudar as atitudes, mostrar desagrado e juntos construir algo melhor...

Porque o sentimento geral neste momento é de cansaço e apatia...pudera!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma vez subscrevo !!!
Infelizmente já passei por tds as situaçoes k fizeste referência.
Infelizmente tb estou cheia... farta de lutar contra a maré, farta de tanta estupidez Humana...
farta de ver cada x mais a pessoas serem egoistas, pouco solidárias, a verem a desgraça alheia e nada dizerem...

é uma pena as coisas a K SOMOS obrigados a ver; a passar...

o caso mais flagrante foi ver alguem a ser espancado em plena via-publica e nao ver ninguem fazer nada.

Cada x mais as pessoas nada fazem por medo SEI LÁ BEM DO QUÊ.