sábado, abril 12

Insónias...


As insónias caracterizam-se pela falta de sono, ou mais especificamente, pela dificuldade em iniciar ou manter esse ritual diário.

As insónias no meu caso são raras mas, quando acontecem, criam em mim uma tendência imensurável para a reflexão. Dou por mim a pensar nas coisas mais ridículas que possamos imaginar, só possíveis num dia com falta de apetite para o sono. A cama torna-se desconfortável e não temos posição possível para dormir. Tudo incomoda, até o sino da igreija a tocar lá ao fundo de hora em hora. Ouvimos todos os ruídos, até mesmo o vizinho a escovar os dentes.

Parece-me de facto uma vida muito rotineira essa de ter que chegar todos os dias e ter que ir para a cama a mesma hora de sempre, porque temos essa necessidade física de dormir. Essa "obrigação" não me soa muito bem, principalmente quando me lembro que passamos tantas horas da nossa vida no mesmo. Eu próprio sou suspeito, porque adoro uma noite bem dormida, então se souber que não tenho que acordar cedo dia a seguir, ou mesmo se estiver a chover a cântaros lá fora, melhor ainda. Estão reunidas as condições ideais para se passar uma noite de sono serena e sem grandes sobressaltos. Até a trovoada lá fora parece um cenário agradável à primeira vista. Quando estão reunidas todas as condições, todo o tipo de coisas começa a fazer sentido. O sono vem por arrasto e a cama parece mais confortável que nunca.

Acredito que haja muita gente que sofra deste problema, até porque a maior parte das vezes está associado a coisas menos boas. Está associado a stress diário e preocupações, tão comuns nos seres de hoje em dia. As depressões estão na ordem do dia, mas somos nós próprios que temos a solução para elas. Ninguem melhor que nós próprios para ultrapassarmos os nossos problemas internos e os nossos fantasmas. Sim, porque os fantasmas existem, mas é na nossa cabeça.
Esse jogo trivial suscita em mim um certo fascínio. Gosto de tudo aquilo que não consigo compreender e que não traz livro de instruções. Coisas que não são palpáveis.

Claro que depois há aquelas "insónias de amor", que umas vezes nos fazem palpitar o coração de tal maneira, que não conseguimos dormir com o bater tão forte do coração. Aquelas insónias que todos nós amamos de paixão, porque normalmente são raros, e só nos acontecem no início de qualquer relação. O tal fascínio do "início" que não vou explorar muito agora, porque iria alongar muito o texto. Outras vezes, também por amor, temos as insónias que nos fazem pensar meramente nas coisas más, também comum em todos os seres. Pensamos sempre em quem não devemos, e nas coisas que não devemos. Apesar das grandes diferenças entre todos (e ainda bem) no fundo reagimos quase todos da mesma maneira aos nossos problemas. É inato a todo o comum mortal.

As insónias conduzem-nos para leitura de livros forçada, para a audição de música depresiva e agora, pior de tudo, para a visualização desse aparelho que se designa por televisão. O que parece ser uma solução, rapidamente se torna num problema, quando vamos ver a programação dos canais a essa hora. Longe vai o tempo que dava o Rambo3 pela vigésima vez, mas que todos nós adoravamos rever. Mais tarde aparecerem os programas televisivos nocturnos onde, supostamente, se vendiam os melhores aparelhos para as costas, para a pele, para emagrecer, ou mesmo para acabar com as insónias! Mas na realidade produtos que só se tornavam interessantes pela falta de concorrência de melhor, o que foi ficando de lado graças à TVCabo que veio permitir ter acesso a mais canais. Canais que no fundo, bem expremidos, não fazem uns seis em condições, mas isso é outra história. O preço que pagamos pelo serviço monopolizado também é outro problema. Adiante.
Conheço quem tenha gasto pequenas fortunas nas televendas em objectos que acabou por nunca usar. Esses, com toda a certeza, acabaram com as insónias só para não gastarem mais dinheiro inutilmente.

Agora a nova pérola das pessoas que sofrem de insónias, é estar agarrado ao telefone a ligar para programas hiper-mega-didácticos que se intitulam de "Telefone toca, isto ou aquilo". Para mim é mais um programa pimba neste cenário circense em que se está a tornar o noss país. Acredito que as chamadas sejam ao milhares, que ainda haja quem não tenha bem noção da realidade, ainda assim, aparte do dinheiro gasto, não me parece de todo interessante resolver chalaças para crianças com menos de dez anos. "Saberão mais que um menino de dez anos"? A cultura neste país está nivelada por baixo, e quem sofre com isto são os pobres dos coitados que têm insónias, que antigamente liam umas páginas de livros e agora andam nisto...

Conclusão meus caros, parece-me bastante óbvio que o melhor é mesmo não ter insónias para evitar males maiores.

Tive mesmo que me conter no texto, porque com a crise que está a assolar o nosso país, "já nem se pode usar palavras caras"...

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma x andas-me a ler os pensamentos...

Acho que esta semana nao devo ter pregado o olho ... estas malditas INSÓNIAS !!!

DEsde que entrou 2008 sei bem do k falas...INSÓNIAS ;-((((((

Embora eu tenha resolvido o meu maior pesadelo, k se instalou desde o íNICIO do ano... parece que há um k me cont a tirar me o sono.

Tanto é verdade k hoje e pela 1ª vez desde a ultima vez ;-)))) senti uma forte necessidade de acordar logo de manhazinha e ir passear a cadela pela praia.

Sentar-me e ficar ali horas e horas a pensar o k fazer... A negociar a melhor forma de meter na cabeça k tenho k aceitar as coisas c/o elas são e nao como eu kero k sejam.

Caso contrário as insónias irao cont...
Esta mania k os humanos têm de complicar o k é tão simples...

Eu por acaso qd tou c/ insónias, nao tenho pacíência pra Tv; como dizes- e dizes bem ! nao se passa nd de interessante.

sabes como resolvo?? lol. Passo horas na net; a cuscar td k me apetece.

Não é por acaso k ando mesmo preocupada em resolver o k me tira o sono.
Adoro dormir, não me apetece perder horas c/ coisas k claramente alteram td o meu quotidiano, humor, energia....

bem, vou dormir .-))))

bEIJINHo

Anónimo disse...

Insónia... e eu, partilhamos o mesmo espaço nocturno durante alguns meses.Apesar de já ter sido há uns anitos, ficamos bastante próximas...tanto, que ainda hoje faz questão de me fazer umas visitas com alguma frequência.
Contruímos uma relação de amor-ódio, ou melhor, de ódio-amor.O meu 1º sentimento foi mesmo ódio e ... medo! sim, medo.Cheguei a temer ter de me deitar. Ia para a cama com a certeza que ela estaria ali. E estava mesmo, estava ao meu lado; dentro de mim... sei lá, sentia-a como uma coisa que ocupava um espaço enorme.
Começaram aqueles pensamentos persistentes e auto destrutivos(que não levam a lado nenhum); iguais todas as noites...Vieram os "porquês" e as conclusões tardavam em surgir. Cheguei à exaustão mas a minha "companheira" não me largava... porra pá, tava farta daquilo!
Até que comecei a pensar que talvez o meu cérebro estivesse a obrigar-me a reflectir e explorar os meus "porquês", os meus medos, (e naquela altura eram imensos); arranjar soluções e tomar decisões! Decisões, esta palavra tinha o tamanho do Evereste!
Foi exactamente aqui que começou o amor...
Comecei a tirar partido da insónia, comecei a encara-la como conselheira e confesso que descobri coisas sobre mim que não tinha consciência;(consciência- dizem que é uma caracteristica apena imputável ao ser humano, talvez sejamos nós próprios com + clareza de espírito)o certo era que estava a um passo de mudar. Descobri tb que a maioria dos impulsos que tive e que me apressei a reprimi-los, foram os momentos com os sentimentos + genuínos( ainda hoje me acontece vezes demais); depois vem o arrependimento do que ficou por fazer... bem mas isto é outra história. Mas já agora fica uma sugestão para o teu próximo devaneio...Arrependimento.
Qdo a insónia chegar, e nao existir livros;tv; jogos; ou qq outra coisa que a faça desistir, o melhor é aproveitar o tempo para "limar arestas".

Acabei de ler isto e achei tão lamechas...realmente as insónias dão para cada uma...

Em vez de um comentário resolvi partilhar uma experiência vivida.
Continua sempre assim!!!