domingo, abril 13

Sentido Empírico das Ideias...


A noção que todos nós temos de pessoa humana é ambígua. Essa noção está relacionada com as nossas experiências ao longo dos anos. Nem todos nós temos a mesma sensibilidade para com as nossas vivências passadas. Criamos uma visão exaustiva, muito nossa, que nos acaba por marcar para sempre, como se de uma tatuagem se tratasse. Torna-se uma ideia irredutível, que nem sempre conseguimos simplificar no nosso pensamento. Obviamente não nos podemos cingir apenas às nossas vivências, mas sem dúvida, que elas conseguem marcar o nosso caminho.

Todos nós temos uma "pedra no sapato", uma história menos feliz. Uma coisa que se pudessemos alterar, o faríamos na hora de bom grado. Mas a nossa história não pode ser alterada, faz parte do nosso crescimento enquanto seres humanos. Alterar o passado ainda não é possível, só mesmo o futuro. Quer dizer, podemos cortar certas raízes que nos prendem ao passado, é verdade, mas fica sempre alguma coisa...não é de todo uma tarefa fácil descurar o passado!

Estou ciente que neste labirinto que é a nossa vida, nos vamos sempre cruzar com pessoas com cariz menos bom. Pessoas que de nós só merecem a indiferença e o desprezo. Há-de haver esse temor em encontrá-las, mas muitas vezes essas pessoas entram na nossa vida quando menos esperamos. Temos que saber lidar com elas e contornar todos os problemas que nos forem aparecendo. Nunca podemos criar grandes expectativas de ninguém, a não ser da nossa família e dos nossos amigos próximos. Com esses poderemos sempre contar nos piores momentos da nossa vida. Porque nos bons acabamos por não precisar de ninguém. Quanto ao resto, há-de haver sempre quem nos magoe de uma forma desmedida e gratuita. A ética e o "Feliz pa sempre" está nos filmes de Hollywood, que são isso mesmo, filmes que são impossíveis de transpor para a realidade. A nossa realidade é bem diferente.

Há duas palavras que não devemos pronunciar: Nunca e Sempre. Ou seja, nunca devemos dizer "Nunca" e nada é para "Sempre". Essas talvez sejam as nossas duas grandes verdades, incapazes de serem refutáveis. Devemos sempre estar cientes disso, para nos tentarmos magoar o menos possível, porque há-de sempre haver novos erros, novas pessoas, novas estapas, novos desgostos. Resta-nos estar preparados para quando isso acontecer, erguermos a cabeça e seguirmos para um novo desafio, porque aquele já acabou. Conseguir ter esta consciência, é fundamental, porque engane-se aquele que pensa que nunca vai passar por isso. É inato à nossa vida. São os alicerces deste grande prédio que é a nossa vida, que vamos contruindo por etapas.

Sempre ouvi dizer que a vida protege os audazes e os bons. Todos aqueles que tiverem valores e humildade, vencerão sempre a guerra, mesmo que percam algumas batalhas pelo meio. Quanto aos outros, aqueles que não têm valores morais, que se preocupam única e exclusivamente com eles e com as coisas mais insignificantes desta vida, a esses a vida nalguma fase se encarregará de lhes mostrar aquilo que eles de facto merecem.

Este post é dedicado a todos os seres que já foram magoados por alguém de alguma forma, mas que hoje em dia conseguem olhar para trás e perceber que tudo não passou de um acaso, acaso esse que tem o tamanho de uma gota no oceano. A importância dessas pessoas é essa mesma, ínfima perante todos os outros que estão mais além. Maiores valores se levantam, quando se fala por exemplo de fama e protagonismo barato que algumas pessoas pretendem alcançar a todo o custo. Apesar de nunca devermos falar daquilo que não tem importância, é sempre bom estarmos salvaguardados e longe de pessoas que nos fazem mal e nos prejudicam em todos os aspectos.

Parecendo um desabafo pessoal e uma história de mágoa, não é. Este post não é mais que um retrato geral do que, infelizmente, acaba por nos estar reservado em alguma fase da nossa vida.

Vamos agradecer a todos aqueles que nos querem bem, nos dão valor e gostam de nós. E alguns gostam mesmo muito...


A todos esses: "Muito Obrigado!"



2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite Renato,

Mais uma x dizes algo em eu concordo plenamente.

Últimamente tenho aprendido tanto k nem eu imaginava que em tão pouco tempo iria desiludir-me c/ a raça Humana.
Por td isso e por mt mais PASSO a vida feliz em saber k tenho OS MELHORES AMIGOS DO MUNDO, k me ADORAM, adoram e adoram.
Acredito k a vida é feita de curvas ora em fase crescente, ora em fase decrescente... digamos k estou na fase negativa da vida.
Posso mesmo dizer k tenho tido cada lição de vida k tomo consciência k realmente estamos rodeados de gente futil; vulgar; s/ valores; s/ princípios...
Cada x dou mais valor ao k dava antes , mas nao tinha a verdadeira noção.
A Cada dia da minha vida vou aprendo a criar akele "muro".

Na verdade, SÃo os nossos AMIGOS k nos dão força.!!!!

Anónimo disse...

Há pessoas que não merecem aquilo que fazemos por elas. Pessoas que não nos merecem e que nada têm a ver connosco.

Duma coisa eu tenho a certeza, se há pessoa que merece ser feliz és tu!